Acerca

A qualidade dos sites do estado é muito variável. Temos desde sites como o base.gov.pt que disponibilizam os dados via uma interface moderna e intuitiva e, paralelamente, disponibilizam os dados em formatos legíveis por máquinas (JSON no caso). Até sites como o Portal da Justiça que parecem querer impedir de forma activa o acesso dos cidadãos à informação que lhes pertence. É normal, nos sites do estado, a disponibilização dos dados em formatos difíceis de processar, como o PDF, digitalizações de baixa qualidade em PDFs sem reconhecimento óptico de caracteres, em formatos da Microsoft (XLS, DOC, etc).

O parlamento.pt, home page da Assembleia da República, parece situar-se a meio da tabela no que concerne às dificuldades que impõe ao cidadão no acesso aos dados. Devido a esta falta de qualidade têm surgido várias iniciativas para extrair e apresentar a informação do parlamento.pt de outras formas:

Estes sites respondem a várias necessidades, facilidade de navegação, indexação dos dados pelos motores de busca, visualização inovadora dos dados, etc. Com o intuito de contribuir para a libertação dos dados públicos, pertença dos cidadãos, este site tenta complementar o trabalho já feito com a disponibilização de parte dos dados do parlamento.pt em formato legível por máquinas.

Os dados aqui disponibilizados são actualizados diariamente às 10:00.

Se tiver sugestões sobre o formato a usar, não hesite em contactar-me